sábado, 7 de setembro de 2013


A Essência  Da Beleza

Passeando pela internet me deparei com a frase:

“Não deixe que tirem o sorriso do teu rosto. Não dê esse direito a ninguém.

E cá entre nós, você fica linda com ele!”

  Não sei quem é o autor dessas palavras mas elas trazem consigo grande reflexão e trouxeram o eco de palavras que ouvi no passado de volta a meu cérebro.

Estávamos em um retiro, todos os anos naquela região esse era um evento esperado.

Estávamos no local chamado acampamento Batista de Piraputanga. O lugar era ao pé de um monte com enormes paredes de pedras.

 Lembro que nos aventuramos na escalada do monte mais alto, uma experiência inédita. Ainda lembro do sufoco . Era uma trilha difícil de subir e se tornou um desafio mas na volta minhas pernas tremiam, as forças foram minadas e pensei não vencer o desafio de voltar. A sensação de estar no alto foi indescritível mas nunca mais quis me aventurar. Nosso guia há algum tempo me disse que realmente Deus cuidou para que nunca nada acontecesse porque sem nenhum equipamento  pessoas leigas poderiam correr grandes riscos.

Havia lindos alojamentos no local , uma piscina de água natural, a ferrovia passava por perto, e do outro lado da estrada de terra corria o caudaloso rio onde alguns se aventuravam na pescaria. O lugar era perfeito para ser feliz nem que fosse por alguns dias.

Eu estava ali esperando pela programação naquelas horas em que a gente pode conversar, rir ... A alguns anos antes eu era uma pessoa comunicativa e de muitos amigos, mas agora era um desafio conversar , sorrir, ou me alegrar.

Lembro exatamente da cena. Uma senhora idosa simpática, bem conhecida no Mato Grosso  Sul e já viúva se aproximou e calmamente com todo carinho me dirigiu a palavra:  Minha filha você é muito Linda! Olha a sua beleza... mas falta uma coisa. Ouça bem falta uma coisa em você. Eu ouvia curiosa. Ela continuou... falta em você um sorriso... você é uma pessoa muito triste. Em sua beleza falta um sorriso. Minha filha nunca se esqueça de sorrir falta um sorriso em você.

Já se passaram muitos anos, pela sua idade penso que aquela senhora nem vive mais. Mas as suas palavras, ah essas nunca morreram.

O sorriso havia a muito sido roubado, ele estava sepultado. As fotos que ainda guardo revelam terminantemente a falta dele. Por mais que eu me esforçasse ele não podia voltar, parecia mesmo ter morrido para sempre.

Talvez esse se tornou o maior sonho da minha vida.  Ressuscitar meu sorriso.

A dois anos conheci alguém que descobriu que o sorriso estava apenas adormecido e com esforço e presteza ele poderia ser ressuscitado. Então ele começou a descrever minha personalidade antes do meu sorriso morrer. Ele me conheceu pessoalmente logo após a morte dele, já nos conhecíamos por vinte anos , as agora hospedado em minha casa com um olhar quase de raio X descobriu como aquela senhora a falta de alegria e se propôs a todo preço e a todo esforço trazer de volta aquele que era totalmente responsável por minha beleza. Como bom europeu teimoso, ele conseguiu, não exatamente nos dias que ele se propôs mas conseguiu.

Fazem dois dias conversando com esse semeador de sonhos e sorrisos que agora chamo de amigo ele me disse:

Sempre ha uma faísca que faz descobrir a energia que existe em nós. Para mim foi meu pai. Para cada um tem alguém que dá aquela ajudazinha inicial, que faz com que nós de repente deslanchamos. Mas o importante é saber aproveitar desta oportunidade para ir para a frente. E essa energia é a sua, e você esta provando que tem todo potencial !

Fui privilegiada porque Deus mandou um jardineiro que cultivou o solo , as sementes, irrigou a terra com seu e mails só pra ver brotar a beleza que a muito havia morrido.

Já se passaram muitos anos desde as palavras daquela senhora. O tempo transformou meu corpo. Engordei, as manchas de vitiligo marcaram minha pele com manchas enormes, o cabelo diminuiu e começou embranquecer com os anos. Ah então você pode dizer meus pêsames sua beleza morreu. Qual o que, faz pouco tempo que minha beleza ressuscitou.

Ontem alguém me disse duas vezes... cabelo lindo, olhos lindos... Quase todos os dias ouço alguém dizer : Como você está linda, eu queria ter a cor dos seus olhos, que linda a cor dos seus cabelos, eu queria ser alta como você, nossa como esses cintos que você usa são lindos.

Ao contrario de outrora amo esses elogios, mesmo sem aquele corpo lindo que a senhorinha viu um dia, agora perdi a beleza que eu tinha naquele tempo mas conquistei o que faltava... o sorriso não dos lábios mas da alma aquele que irradia para fora e contagia o corpo.

As fotos mostram agora uma pessoa gorda manchada mas deveras  linda. Porque irradia o essencial para que se veja a verdadeira beleza.

Eis o segredo de toda magia. Nunca deixem que roubem seu sorriso, não dê esse direito a ninguém , cá entre nós como fico linda com ele.

Podemos escolher ser roubadores de sorriso ou jardineiros dele.A verdadeira beleza, alegria ,felicidade não está  exatamente no que possuímos materialmente falando, mas naquilo que é a essência da vida que nasce com apenas uma faísca como diz meu grande amigo mas se torna uma centelha e aos poucos irradia a luz por onde passamos contagiando aqueles com que convivemos deixando grandes marcas não importa o tempo que passamos...

Linda!... amo essa palavra porque ela é a essência da verdadeira beleza, aquela que brota da alma e ilumina nossa existência e o mundo.

Então essa é uma história para rir... porque o choro ah! Esse aos poucos vai sendo sepultado, dele só precisamos a água das lagrimas para irrigar o caminho cheio de flores e cores que agora nos propomos andar.

 

 

Um comentário:

  1. Parabéns Erica. Prazer conhecê-la um pouco. Felicidades e muitos lindos sorrisos pra vc.

    ResponderExcluir

Comentários serão bem vindos!