quinta-feira, 10 de outubro de 2013


Flor de Amendoeira

A muitos dias, creio que já fazia um mês foi marcada uma reunião para o dia dez de outubro em minha casa. Enquanto os dias passavam eu ficava inquieta pensando como administrar aquela situação.

Moro em um espaço reduzido o clima quente traria dificuldade para receber tantas pessoas em um lugar pouco adequado, e ainda precisava pensar em um lanche pouco dispendioso, mas que pudesse agradar e alegrar quem viesse participar daquele encontro.

E quando eu menos esperei já estava chegando o dia.

Comecei a organizar meu pequeno apartamento, fazendo uma pequena faxina.  Mas em consequência disso resolvi mexer em dois baús e em uma caixa que nunca tinha mexido desde fevereiro do ano anterior quando coloquei alguns pertences naquela caixa deixando tudo para trás. Era um misto de alegria ver objetos de estimação alguns com mais de vinte, quinze anos e fotos  muitas boas lembranças misturadas com coisas tristes.

Parecia que o mundo conspirava contra mim naqueles dias. Tudo Parecia ficar mais difícil, a solidão parecia gritante, a sensação de que ninguém mais me compreendia, as vezes ligava para um amigo ouvia palavras de conforto ,mas por ele ser muito ocupado a conversa sempre acabava interrompida pelos muitos afazeres....

Chegou a hora, a casa preparada, muitas cadeiras e com a ajuda de minha amiga preparamos  torradinhas cobertas com um delicioso patezinho de atum com cenoura. Um suco simples mas delicioso.

Mas ao chegar a primeira pessoa ela falou do medo da chuva das pessoas dessa região e pensou que talvez a programação pudesse ser cancelada pelo mau tempo. Então a tristeza . Esperávamos mais de vinte pessoas mas para nosso desanimo éramos menos de dez. Eu me perguntava o porque de tanto esforço e agora aquela situação desanimadora.

Mas as musicas pareciam ecoar lindas... eram musicas antigas... e a medida que a programação foi desenrolando, a chuva já caia torrencialmente ... e a tristeza aos poucos foi se dissipando. Eu me preocupava um pouco com minha vizinha, eu estava feliz de tê-la ali mas a sua saúde não ia bem.

Era hora da mensagem, nem havia muita expectativa talvez pelo numero reduzido , pensei mesmo que seriam apenas algumas palavras para cumprir o protocolo. Mas eis a SURPRESA uma grande lição, talvez uma das maiores que já ouvi em toda minha vida.

O  mensageiro havia preparado tudo com esmero, era mesmo incrível, Eu quase nem podia crer no que via e ouvia.

Pensei em você Erica. Porque você gosta de flores. Então exibindo o cartaz da bela flor fazia com que os presentes tentassem adivinhar que flor ela aquela. Todos tentaram mas sem êxito... Então eis a grande lição.

A bela flor era uma flor de amendoeira. O pergunta feita a milhões de anos a Jeremias...O que vês?? Vejo uma flor de amendoeira. Disseste bem eu velo pela minha palavra para que se cumpra.

La estava eu feito Jeremias, sentindo-me sozinha, como ovelha sem pastor, perdida na  nos labirintos da vida, quase sem força.

O pregador continuou... ele era meu pastor ... A amendoeira  as vezes parece ficar seca, todos pensam que ela já morreu, não há mais esperança , mas eis que ela brota exuberante... como nós as vezes sem força e sem esperança apenas aguardando a hora de ressurgir na primavera.

Quando surgem as floradas a amendoeira sempre vai ser a primeira... ela sempre vai mostrar suas flores firmes e fortes... assim como nós precisamos  mostrar nossas flores por onde passamos.. apesar das lutas por que passamos.

Lá estava eu.... como uma flor de amendoeira. E o mensageiro tinha preparado tudo com os mínimos detalhes pensando na reunião de minha casa... minha amiga e vizinha ouvia atenta... as vezes ela se sentia assim seca e cansada mas aos poucos seu olhos brilhavam seu rosto assumia outro resplendor..

E o mensageiro continuou agora com um cartaz de uma flor branca linda e outra rosa. Amendoeiras são assim: uma flor branca outra rosa em um mesmo galho! As brancas são muito doces mas as rosa são deveras amargas. Tal qual nossa vida. Mas mesmo as amargas podem produzir um óleo que rejuvenesce tem um efeito incrivelmente restaurador...

As lagrimas já desciam torrencialmente  tal qual a chuva lá fora....eu mal podia acreditar no que via e ouvia. Os cartazes com aquelas flores lindas, o pequeno e lindo frasco com o óleo de amêndoa... as palavras desfilavam como bálsamo lavando a alma e o coração...

A vara de amendoeira também esteve presente em uma cena marcante, quando Arão foi escolhido para uma tarefa especial, o que ele trazia consigo??? A vara de amendoeira... era uma escolha especial.

Agora as lagrimas já não foram suficientes , o soluço forte já tomava conta de mim... era emoção demais para caber em meu coração pequeno. Aquilo tudo mais parecia um pequeno grande pacote enviado mesmo do céu pra mim. Então o mensageiro se aproximou de mim... como um simbolismo do cuidado dele , dos meus amigos e de Deus fez um gesto como ungindo minhas mãos e cabeça... era o balsamo de amor  alegria, cumunhão e tudo de bom que eu precisava naqueles dias de vazio... minha amiga e vizinha estava ali a comunhão e amor transbordavam naquela sala e aos poucos foi invadindo o coraçãozinho cansado dela também.

O clima era de comoção, aquela comoção boa que a gente deseja que não acabe... e o que a gente quer mesmo é que o tempo pare.

Depois deliciamos as deliciosas torradinhas... vimos fotos antigas, compartilhamos receitas... a chuva la fora parou e as motos entraram em ação.

Agora ... ah agora já é tarde eu estou sozinha no silencio da minha casinha... só restaram as muitas cadeiras amontoadas e eu digito essas letras. Mas não estou só ainda sinto o cheiro do óleo aquele feito de flores lindas... brancas ou rosas não importa , são as flores do amor. Ainda posso sentir o sorriso, o brilho dos olhos aquele ambiente cheio de sentimentos bons... todos aqueles sentimentos com cheiro do céu que posso sentir depois de dias de tristeza, angustia e solidão. Como Deus é bom. Palavras são tão pobres para dizer... dizer o que pode significar uma simples noite chuvosa que parecia de muito tempestade, raios trovões aquela que parecia ser uma noite tenebrosa. Mas não! Era uma noite de primavera o jardim estava enfeitado com pessoas especiais.. era a noite das flores de amendoeiras e elas floresceram brancas. Rosas vigorosas e fortes depois dos dias de amendoeiras secas ela nasceu talvez com o cair da chuva forte exuberante linda... Não era noite de tempestade era noite de festa!.

Ah! Antes que eu me esqueça... a esposa do mensageiro guardou para ler naquela noite uma devocional especial... ela tinha visto,lembrado e guardado. A lição: Bela e forte... olhou para mim sorrindo... bela e forte ela a árvore de pinheiro , sim aquela que permanece firme verde e forte apesar dos temporais.

Eis a lição da flor de amendoeira aquela que vem em noite de temporal, escura e tenebrosa que transformou nosso inverno em primavera.

Eu Ri e chorei. Sim chorei de emoção por tantas coisas boas e inesperadas, pelo lindo presente de belas flores impressas flores de amendoeira.... óleo especial aquele frasquinho sempre vai ser o símbolo de algo grandioso de muito amor... dia especial dia de flor de amendoeira... Ri do passado do presente e do futuro. Dois tesouros que podemos encontrar em nossa existência amor e comunhão.... eis a receita da felicidade.. Eis a lição da flor!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!