quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Deveria ser apenas uma consulta médica... Mas foi uma grande lição de vida!
Era um dia cheio de afazeres. Meu irmão havia chegado para realizarmos uma grande maratona de idas e vindas levando nosso pai para fazer exames, tratar dos olhos etc.
Apesar de estar na cidade a sessenta   dias minha vida se restringia ao bairro onde eu estava então qualquer tarefa em outro local ainda se fazia difícil. Alguns problemas de saúde, a expectativa de ficar por pouco tempo e o cansaço emocional eram motivos suficientes para que eu não empreendesse nenhum esforço para mudar aquela realidade, talvez porque a tarefa a mim imposta pelas circunstancias da vida já era pesada demais para que eu tivesse forças de acrescentar o desejo de sair explorando a cidade.
Então decidi aproveitar a presença do meu irmão e tentar realizar alguns exames clínicos que a muito se faziam necessários. Fui  orientada a fazer uma consulta médica para obter os pedidos de exames. Eu já havia conhecido o médico que cuidava  do meu pai e algumas funcionarias da unidade de saúde o que fez minha tarefa de conseguir tudo mais fácil.
A alguns dias atrás escrevi um texto e citei aquele médico, então minha intenção era que ele lesse o texto mas não realizei meu intento de levar uma cópia comigo. Desde o primeiro dia que o vi algo me chamava atenção e nunca pude entender exatamente o que era até que percebi o quanto a história narrada por ele poderia me impressionar ,  apesar das muitas diferenças havia muitos pontos em comum, eram história para rir e chorar como as minhas e com uma superação inimaginável.
Ouvi meu nome, entrei no consultório.
 Não sei explicar ao certo mas aquele deveria ser um lugar seguro mas geralmente causa um certo receio,talvez porque é lá que se descobre os males físicos ocultos. Entrei tentando ser natural, sem êxito com certeza.
_Em que posso ajudar? Ouvi a simples e simpática pergunta.
 Eu sempre percebia uma certa estratégia naquela fisionomia.
Era um homem demasiadamente sério mas sempre parecia que por trás se escondia outra maneira de ser ,eu imaginava que era apenas uma maneira de manter uma certa postura de médico já que sua aparência  muito jovem talvez algumas vezes fosse empecilho para confiança dos pacientes, isso se trata apenas de uma suposição minha.
Expliquei que queria alguns pedidos de exame e falei do meu medo de dirigir na cidade e o motivo de estar fazendo meus exames e de meu pai com a presença do meu irmão.
Incrivelmente ele falou do medo que também sentia de dirigir e como venceu e descreveu a segurança com que hoje fazia aquilo, a cena era tão real que um desejo incrível de aprender aquela técnica invadiu meu coração. Comecei explicar os motivos que geravam meus medo e as palavras que ouvi ele dizendo eram de um otimismo incrível, era mesmo uma aula!
Então falei da minha citação sobre ele em uma das minhas histórias e o desejo que ele lesse. Percebi uma certa alegria   e ele começou a contar uma linda e triste história com uma destreza invejável nas palavras.
Eu fui drogado ! Me tornei um menino de rua... eu mal acreditava no que ouvia e percebi que estava diante de uma das mais belas história de superação que ouvi pessoalmente.
Até a oitava série eu não sabia o que era cometer um erro na escola, eu era um gênio até que alguém me ofereceu as drogas enveredei por esse caminho, me tornei violento, brigava nos ônibus, vivia na rua.
Mas um dia percebi que aquele caminho me levaria a um poço sem saída, tentei recuperar minha capacidade intelectual.
 Então  vi nitidamente a semelhança com o que eu havia sentido e sofrido  no passado o que me  impressionou:
A pessoa que eu realmente era , a que me tornei e a luta pra ressuscitar minha própria personalidade que a vida havia roubado, eu entendia as palavras com o coração.
Ele continuava narrando com a mesma destreza. Passei em uma universidade publica  para o curso de medicina. Eram mais de aproximadamente cem candidatos por vaga na federal de Brasília eu passei.
Eu ouvia a história extremamente resumida porque pacientes esperavam do lado de fora, mas senti que precisava ouvir aquela lição naquela manhã.
Encontrei amigos que me ajudaram, o pai de um hoje bem sucedido cirurgião me ajudou e outras pessoas também e me tornei um médico.
Parece que foi difícil, mas sinto saudades daquele tempo...continuou dizendo!
 Acho que é a sede de superação que ardia como uma enorme chama ainda ! Imagino que a vida de um médico que trabalha na saúde publica é uma superação diária.
Eu falei do meu desejo de que minhas histórias se tornassem em um livro. Ele acrescentou.

Eu comecei escrever um livro mas meu pai faleceu e não continuei. Pode escrever sobre mim citar meu nome ele afirmava com segurança. Senti uma alegria tremenda em ouvir aquilo e pensei que o mundo deveria ouvir aquela incrível história de vida!Prometi que escreveria essa história.  
  Alguns minutos de consulta médica, uma história incrível e o desejo de conhecer os detalhes daquela história de muitas lagrimam e ainda mais sorrisos.
Quem sabe um dia conto uma história baseada em fatos reais, uma história  com que me deparei, acho que eu já havia pressentido desde a primeira vez que o vi que aquela  personalidade enigmática escondia lindos tesouros. Por trás daquele rosto sério e triste havia um sorriso lindo esperando a hora de aparecer. A vida havia ensinado que era necessária prudência para vencer as barreiras que todos os dias permeiam nossa caminhada!
O restante do meu dia foi triste, ouvi aquele montão de absurdos pronunciado por meu pai e meu irmão resolveu se unir em coro aquele triste e tenebroso coral. Minha saúde que estava abalada parecia despencar eu precisava ser forte e aquela história do começo da manhã foi quase como um para quedas que não permitiu que meu dia se tornasse um grande pesadelo porque a beleza daquela comovente história enfeitou meu dia tempestuoso e cinza com um arco-íris multicor
Acho que fui buscar uma consulta do corpo físico mas até esqueci a que havia ido, saí de lá depois de ter assistido a mais bela aula de psicologia de toda minha vida!

Restou agora só o desejo de conhecer o resto da história,li o prefacio de um livro mas existe uma curiosidade tremenda de poder folhear as paginas e descobrir outros tantos tesouros escondidos lá, e quem sabe poder finalizar aquele livro ainda inacabado com uma história para rir e chorar baseada totalmente em fatos da vida real do pequeno grande médico que conhecia nessa manhã desse dia chuvoso e assim escrever um livro cheinho de história triste mas de muita superação e resultados tremendamente alegres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!